quarta-feira, 12 de março de 2008

Amanhã...farias 77 anos!

Avô, já vai tanto tempo...e tenho tantas saudades tuas...
Amanhã farias 77 anos, que é também a idade da avó!

E por falar em avó, sabes que ela nos pregou um grande susto?! Teve um AVC, e andámos todos às aranhas...mas foi leve (esteve internada quase uma semana no Hospital São Francisco Xavier, mesmo assim, para observação) e está a recuperar muito bem :) o que é óptimo! Está quase boa!

Sabes, andou a sentir-se mal...e não quis preocupar ninguém e então não disse nada...mas com a tensão tão alta como tinha e tão tonta que estava, que acabou por ficar internada!

Mas adiante, saíu uma semana antes do dia do aniversário e no dia 22 de Fevereiro, lá fomos (a família toda) comemorar o dia! Fomos jantar a uma casa de pasto, perto da nossa casa. E tu irias adorar (mesmo o teu género!).

Ah! A "nossa casa" de que te falo, já não é em S. Miguel das Encostas...essa vendemos, depois passámos para uma outra também muito gira, também ali na zona e 6 anos passados, voltamos a mudar para onde estamos agora.
Fica perto da Parede!
Perguntas porque saímos da nossa casa, em S. Miguel!? UI! Isso agora dava para outra história, mas resumidamente os pais separaram-se, ou melhor divorciaram-se e passado 4 anos saímos de S. Miguel...

Foi bom...casa nova, projecto novo, nova decoração... ehehe sabes como a minha mãe adora decorar e investir na casa! Vamos mudando, mas as nossas casas vão sendo sempre muito acolhedoras e boas de lá se estar. Muito fashion!

Não percebes, porque se separaram eles? Pois é! Dava-se tão bem, não era!?...Mas depois e até momento muita coisa mudou e provavelmente também irias achar tudo muito estranho, tal como nós achámos...foram alguns anos complicados, logo após!
Mas a vida continuou e estamos vivos e estamos bem!

Olha... havias de ficar orgulhoso de mim e da Sofia, eu sou Assistente Social numa Instituição de Crianças e Jovens em Risco (são religiosas que tomam conta daquilo), e adoro o que faço; e a Sofia abriu um negócio, um cabeleireiro! Muito giro!

Eehehe pois é! Tens razão! Tinha de ser a minha irmã ligada a alguma coisa do género!! Como sempre foi tão vaidosa!!
Lembraste das cenas dela, em miúda, no cabeleireiro!? A chorar baba e ranho, sempre que lhe cortavam o cabelo! Eehehe e agora lá está ela...

Está muito no iníco, o negócio dela...mas acho que vai longe e ela é uma miúda dedicada!

O quê?! Ligada aos animais? Profissionalmente? Não, nenhuma de nós...a Sofia ainda tirou uns cursos ligados a veterinária...lembraste da história dos cágados, na mochila dela!? A minha mãe, chegou a contar-te? :)))
E eu não conseguiria, nomeadamente veterinária... e as outras áreas em que se pode trabalhar com animais, em Portugal não dá nada (e eu que já tive, tanto tempo desempregada!!).

Eu? Sim! Tive, sim! Dois anos no total! Podes crer, muito tempo! Andei mal... :(
Sim, tens razão agora não interessa nada! Já passou!

Mas continuamos ligados aos animais, sempre! Adoramos bichos! Temos um zoo em casa... :) Lembraste do Charlie? Pois era...era o máximo, aquele cão! Depois desse, tivemos muitos outros...neste momento, temos 4 cães e 3 gatos! E uma caturra! Cágados e tartarugas é que já não temos!

Ah! Tenho a certeza! Ias gostar mesmo! Também chegámos a participar em Provas de Agility com os cães (são provas de obstáculos para e com cães!), haverias de gostar!
A Pia, participou muitos anos com o Runa, um dos cães dela! E a Sofia também chegou a participar com o cão dela, o Faruk!

Então olha,... a Pia tem o Runa e a Quira (são dois Pastores Belgas pretos), nós lá em casa, também temos um pastor belga, mas castanho, que é o da Sofia, o Miró (Pastor de Shetland) que é da mãe e o Gaspar (Golden Retriever) e a Matilde (rafeira), que são meus!

Achas graça!? Eehehe...Ah! Pois a avó no meio daquilo tudo..., lá vai refilando...ehehe!
Sim! Continua refilona :) é um traço de personalidade!!

Vivemos na mesma rua que a Pia, ela mais acima e nós mais abaixo! É Educadora de Infância na escola de sempre...sim, na Nova Apostólica! E tem muito jeito!
Ela? Está boa!
Está com Jorge, o namorado de sempre! Sim, são felizes! Mas, daquele lado não tens mais netos...

A avó é que ainda vive na mesma casa! E lá tem o seu grupo de amigas, passeia muito com a D. Ester, por ali no Bairro.
Sim, a D. Ester, vizinha do lado! Pois... o marido, Sr. Martins? O Sr. Martins foi alguns anos depois de ti, agora elas fazem companhia à outra. Mas agora, a avó tem estado mais sossegada, por causa do que passou!

Quanto ao país...nem vale pena falar-te dele...muito desemprego, faltas de apoio social e médico cada vez mais (muitos centros e unidades hospitalares que fecham...enfim!) e tudo descontente com a vida que se leva...não sei, de que partido és...porque era muito pequena na altura, para agora me lembrar dessas coisas...e as nossas conversas passavam por outros assuntos...

Mas agora é o Partido Socialista, que está no governo... e o Cavaco Silva é que é o Presidente da República!

E o futebol... também não me lembro...mas o Porto é quem vai à frente nesta época e será ele a ganhar o campeonato. O Benfica está depois e o Sporting a seguir!

Sabes!? Agora todos os anos, por altura do Natal, sou eu que faço as filhozes...aquelas de Unhais que também gostavas! São boas, não são!? Divinas!

Pois bem, agora sou eu que as amasso e depois que as frito, juntamente com avó! Conversamos muito, sobre tudo...sobre ti e sobre os tempos em Unhais! Ainda nos rimos muito! E tu havias de adorar as filhozes feitas por mim... é que ouvi dizer, que também tinhas mão para aquilo!

Se temos ido a Unhais? Claro! Agora mais ainda!! A casa foi restaurada, à traça antiga!! Ficou linda! A minha mãe, foi a força da natureza a pôr aquilo de pé!

Aliás a minha mãe é uma força da natureza! Pois é, é muito forte!
Se ela está bem? Está! Somos todas muito amigas e andamos sempre juntas!
Sim, continua a pintar! Quer dizer, vai pintando, agora tem tido menos tempo para o fazer, mas quando o faz, faz bem! Como tu sabes, aliás!

Unhais-o-Velho? É lindo, é! Lembram-se muito de ti por lá, é que deixaste uma saudade em tanta gente, avô!

E tenho tantas memórias contigo...mas começo a esquecer-me da tua voz...o que me deixa triste... Porque o som da tua voz, quando estavas no gozo comigo, fazia-me rir e deixava-me bem disposta!

Lembraste do que me dizias? Perguntavas-me:
"Sabes uma coisa!?"

E eu respondia:
"Não!"
(sabendo eu sempre, muito bem do que se tratava!)

E tu dizias:
"Gosto mais de ti, do que arroz!"
(É que adorava ouvir-te dizer isto!!!)

Lembro-me de me deitar perto de ti, enquanto tentavas dormir a tua sesta, e por isso mesmo não conseguires :) porque eu não estava quieta ou eras tu que não paravas de me fazer rir!

Lembro-me que tinha ideia que conhecias toda a gente e meio mundo...e de o referir aos meus colegas na escola: "O meu avô conhece toda a gente!", e nesse sentido quando fui apanhada a "gamar" pastilhas num supermercado, disse logo que o meu avô, era o Avô Nelo, com esperança que te conhecessem e por isso me desculpassem! :)

Ah! Não sabias desta!? Pois, mas foi verdade...que vergonha, tinha quase 12 anos!

Lembro-me de uma vez, em Unhais, quando era pequenina, nos tentares (a mim, à Sofia e aos primos) pôr a dormir...assim, pela "hipnose" e foste saíndo de fininho para o café, enquanto nós de olhos fechados no andar de cima, esperavamos por alguma coisa da tua parte...é que estavas farto dos putos, que não te largavam e querias ir à tua vida!

Lembro-me da batotice que fazias a jogar ao quer que fosse, connosco! Era uma vergonha..., e nós nunca ganhávamos!

Já faz 18 anos que não te vejo e havia muito mais para te contar... ás vezes tenho a nítida sensação, embora nunca a tenha contado a ninguém, que estás ali por perto! Tão perto, que eu acho que se procurasse bem, quase que te via!

Vão achar que somos loucos! Mas tu sabes que não somos, e eu também sei... :))

Mas acho que falo muitas vezes contigo, em pensamento ou em sonhos, embora nunca tenha referido isso a ninguém...esta é a primeira vez que o verbalizo e que falamos em "público"!

Foi tão bom, este bocadinho!
Sei que nos continuaremos a "ver" ou a "conversar", por aí! Também sei, que se o fazes, que não será só comigo, mas com o resto da malta...mas que estão todos tão ocupados nas suas vidas, que talvez nem se apercebam da tua presença...! A vida leva-nos numa velocidade vertiginosa...:)!

Um beijo, avô, e... sabes que mais? Gosto mais de ti do que arroz!

2 comentários:

Sofia disse...

Parabéns Avô!
Sabes vô...eu tenho os vicios quase todos da Pia e também te dou um desgosto, sou do Sporting!:)
Temos todas muitas saudades tuas, fazes muita falta e muita coisa seria diferente se tivesses aqui connosco.
A mãe como sabes é a pessoa mais forte, quem tem uma mãe tem tudo!

Parabéns Tanicha por este texto e por todas estas recordações.

beijos

Tombazana disse...

Hoje já tenho mais energia...é que 13 já lá vai e eu já posso acrescentar mais qualquer coisinha a esta linda prosa...chamo-lhe uma ode ao avô. Parabéns minha filha!
É mesmo a tua neta a falar contigo...e eu só posso dizer que fazes cá muita falta.

Estás sempre connosco, sentimo-lo!

Beijinhos...uma galáxia deles

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros